Filariose, o verme do coração

O que é filariose? 

Mais conhecida como "verme do coração", a filariose em cães também pode ser chamada de dirofilariose. O verme causador da doença é muito parecido com a famosa lombriga e se aloja no coração, onde vive e se reproduz de forma parasitária. Ele chega até os animais através da picada de um mosquito infectado.

Como um cão pode ter Filariasis?

A maneira mais comum de um cão ficar infectado com a filariose é através de uma picada de mosquito . Um mosquito que morde um cão infectado transporta o verme e passa para um cão saudável . O mosquito adquire microfilárias dos organismos infectados que morde. No corpo do mosquito, eles se desenvolverão em larvas.

Quando as microfilárias do mosquito se tornam larvas, são introduzidas ao cão onde continuam seu ciclo de vida. A maioria das espécies de Filaria são mais comuns em áreas tropicais, pois é onde há populações maiores de mosquitos.

 

Quais são os sintomas da filariose em cães?

Parece haver pouca informação sobre quais são os sintomas da filariose em cães. Os sinais mais conhecidos da doença são:

  • Tosse como se o cão tivesse algo preso em sua garganta.
  • Dificuldade ao respirar
  • Sangue urinário
  • Perda de apetite
  • Doenças cardíacas, hepáticas e renais.

Qual é o tratamento para Filariasis em cães?

Sempre que você observar a presença de alguns ou alguns dos sintomas descritos acima, você deve levar o seu cão para o veterinário.Ele irá confirmar o diagnóstico através de uma série de testes que incluem testes de rastreio de microfilarias e sorologia dirofilariose.O que se segue é um exame físico completo, um exame de urina, radiografia de tórax e avaliação do coração.

O veterinário irá prescrever medicamentos para controle do crescimento das larvas, já que o verme adulto não pode ser eliminado sem a morte do animal. O que se faz é controlar o crescimento dele. A melhor maneira de evitar a filariose em cães é através da vacinação. Portanto, verifique se você está atualizado com as vacinas do seu cão.