Não abandone seu bichinho só por ele estar doente!

Nunca abandone um animal! Nada justifica essa atitude com um bichinho indefeso! Boa parte dos casos de abandono acontecem após o peludo ficar doente. Uma das doenças que mais afetam os animais de estimação e principalmente os gatos, é a esporotricose. Poucas pessoas sabem, mas a esporotricose é uma doença que tem cura! Ela afeta cãezinhos, gatinhos e também os seres humanos e precisa ser tratada o quanto antes. O ruim é que na maioria dos casos a família do animal só detecta o caso quando os primeiro sinais começam a aparecer. 

Dependendo da gravidade, o tratamento pode se tornar longo, o que faz com que muitas famílias acabem abandonando seus animais. A transmissão acontece após a entrada do fungo na pele do animal, através de uma lesão ou ferida. Os sintomas externos podem ser chocantes e muito severos, mas essa doença devastadora não atinge somente a pele do animal. Por vezes, alguns órgãos também são afetados. 

Caso seu peludo apresente sintomas como: lesões, ferimentos com pus, (em casos mais graves) febre e falta de apetite, não deixe de levá-lo o mais rápido possível ao veterinário, quanto antes ele for diagnosticado melhor será sua recuperação. O médico fará exames e pode passar remédios como antifúngicos, vitaminas e suplementos para ajudar na cura do seu bichinho.
Lembre-se de tomar alguns cuidados especiais para que não haja contaminação e propagação da doença enquanto seu filho de quatro patas recebe o tratamento. Use luvas, evite o contato dele com outros animais e o mais importante... Não o abandone no momento em que ele mais precisa de você! 

#EsporotricoseTemCura
#paraisodosfocinhos #ongsserias #naoabandone