Por que utilizar um medidor de glicemia especialmente para Pets?

Você já parou e mediu a glicose do seu animal? Pois é, ele pode ser diabético ou sofrer outras de outras doenças que podem ser identificados pela medição de glicemia. Muitos donos utilizam tiras e medidores humanos, por conta do valor de mercado ser menor que o específico para animais. Entretanto, os medidores de glicose desenvolvidos especialmente para animais têm calibrações diferentes dos medidores de glicose no sangue de humanos. Se utilizarmos os medidores humanos em pets, os resultados podem ser imprecisos, mostrando leituras sub ou superestimadas, pois a distribuição de glicose no sangue em humanos e animais é diferente.

Os medidores de glicose no sangue humano são calibrados utilizando parâmetros sanguíneos humanos. O resultado será diferente se utilizado em cães e gatos. Seria necessário um medidor de glicose especialmente calibrado para animais para obter o valor de glicose confiável para o seu animal de estimação. Para manter a saúde do seu animal, o ideal é acompanhar com frequência os níveis de glicose dele utilizando medidor e tiras feitos especificamente para animais, de preferência em ambientes que ele esteja habituado, como sua casa.

A glicose no sangue dos animais pode ser influenciada por diversos fatores, tais como situações incomuns, como o transporte para o veterinário ou após exames médicos. O stress induz a hiperglicemia, que é o aumento dos níveis de glicose no sangue.

Níveis de glicose elevados, em cães e gatos, podem também ocorrer por diversos motivos, como doenças hormonais, inflamação crónica do pâncreas, alguns tumores, pós-traumas, doenças neurológicas ou através de alguma medicação.

Quando realizar o teste de glicose no sangue do seu animal de estimação faça-o em condições usuais de relaxamento, para obter resultados mais precisos e de maneira a causar menos stress ao animal e ao dono.

De maneira a ser possível controlar a diabetes, é necessário verificar os níveis de açúcar no sangue diariamente. Esses resultados levarão, ao longo do tempo, a um ajustamento do plano de tratamento do seu animal de estimação.

Conforme exposto, a utilização de medidores e tiras especialmente idealizados para o sangue animal é fundamental para uma boa manutenção da saúde do pet.