Porque adotar um animal adulto?

Quando você pensa em adotar um animal, qual é a primeira imagem que vem a sua mente? Um filhote, certo? Pois é isto que ocorre na cabeça da maioria das pessoas que pensa em adquirir um novo membro para a família. Enquanto os filhotes encontram muita facilidade em ser adotados, os animais adultos costumam encalhar em instituições de proteção. De fato, filhotes são fofos e irresistíveis, mas existem ótimos motivos para optar por adotar um animal adulto.

Aqui vão algumas razões para adotar um animal adulto:

 

  1. Animais adultos já têm uma personalidade definida e dificilmente irão alterar seu comportamento sem razão aparente. Assim, é mais fácil você escolher um animal que se adeque ao perfil que você espera, mais calmo, mais brincalhão, se convive bem com crianças, outros animais. Para os filhotes, tudo é uma surpresa, pois não sabemos definir como será o comportamento dele no futuro.

 

  1. Tamanho não é surpresa! No caso dos vira-latas, o tamanho de um cão adulto, não é segredo. Filhotes de cães SRD (Sem Raça Definida) isto é um pouco difícil de se dizer. Em gatos, tamanho já é padronizado, mas mesmo assim, podem ocorrer surpresas com os filhotes.

 

  1. Animais adultos não tem tendência a destruir objetos da casa. Claro que não são todos, mas para os filhotes, curiosos, qualquer objeto se torna um brinquedo em potencial.

 

  1. Cães e gatos adultos aprendem em qualquer idade. Mesmo que seja tenha algum problema comportamental, é possível ensiná-lo.

 Enquanto filhotes são extremamente ativos e querem correr, descobrir novos espaços, os cães adultos preferem passar seu tempo perto da família, dormindo, brincando. Se você não tem paciência para as estripulias de um bebê o ideal é um cão ou gato já maduro.

 

  1. Animais adultos, especialmente os que foram resgatados das ruas, maus-tratos e abrigos, costumam ser muito gratos aos seus tutores. Eles se sentem seguros e se adaptam ao novo ambiente, sendo verdadeiros companheiros.

 

  1. Gastos com animais adultos são menores. Geralmente, os animais adultos são entregues aos seus novos tutores com todas as vacinas em dia, castrados, despulgados e vermifugados.

 

  1. Cães e gatos adultos são mais independentes e, por isso, requerem menos atenção e cuidados do que um filhote. Se quer liberdade total opte por um animal maduro.

Se você realmente gosta de animais, não vai se importer em dar uma chance a um animal adulto. Abra seu coração, adote sem preconceitos um animal adulto!

 

Para adotar um dos animais da nossa ONG, basta preencher este formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfaibov2PC2q8TvEOHTcQkmC-acZDQF3XE0vO5JnHuKJv-bYw/viewform

Para conhecer nossos animais, entre na nossa página do Facebook ou pelo link dos álbuns. 

Gatos: https://www.facebook.com/pg/ongparaisodosfocinhos/photos/?tab=album&album_id=498201280229204

Cães: https://www.facebook.com/pg/ongparaisodosfocinhos/photos/?tab=album&album_id=950991644950163